sábado, 9 de junho de 2012

Reproduções Caseiras - CHEGA!

A galera tá mais acostumado e ver anúncios e etc contra abandono e reprodução de dog e gato, mas o fato é que isso rola MUITO com roedores... Mas são pequenos e a maioria das pessoas solta no mato simplesmente, o bichinho some por aí até falecer de fome ou pego por algum outro animal. Ou isso ou são sacrificados, entregues pra qualquer um que se mostre interessado ou deixados no alojamento abandonados, sem atenção e muitas vezes até sem água e alimento. E quando você vai orientar o donos sobre o que a reprodução caseira acarreta, surgem as mais variadas respostas:

- "É a natureza!". Bom, se fosse a natureza, o pet não estaria em gaiola, e sim numa floresta, e ele iria procurar pela fêmea, e não ser junto a ela por um humano...

- "Tenho amigos pra quem doar os filhotes" ou "Tenho espaço para ficar com os filhotes". Se os amigos estão podendo pegar pets, pq não simplesmente adotar algum que já esteja aí no mundo precisando de um dono? Pra que botar mais? E tem 100% de certeza de que os amigos não vão se cansar do pet ou negligênciá-lo? Difícil heim.

- "Eu queria ver os bebês, acho fofos". Muito legal, porém esses bebês vão crescer e vão ter que ser tutelados pela pessoa até o fim de suas vidinhas, não só durante a fase de filhotes. E espero que quem pense assim não tenha filhos também apenas por acharem bebês fofos.

- "Amo roedores, quero fazer criação e vendê-los!". Ama? Já parou pra pensar em quantos outros criadores existem na sua cidade? Já parou pra pensar que se não conseguir vender vai ter que ficar com todos e cuidar bem deles? Sabia que é difícil conseguir compradores responsáveis?

- "Tem poucos na minha cidade, quero reproduzir pra ter mais, pois é difícil de achar". Se é difícil de achar colega, tenha certeza de que é mais difícil ainda ter gente que saiba como cuidar deles, e, especialmente, um veterinário que saiba tratar deles. Não, não é todo vet de exóticos que sabe cuidar de roedores, e os que dizem saber, nem sempre são competentes, ainda mais tratando-se de um animal que, segundo foi dito, existe em pouca quantidade na cidade.

- "Se eu não reproduzir, o animal vai parar de existir, entrará em extinção". Amigo, fique calmo, tenho uma informação muito boa para você: Nenhum dos roedores utilizados como pet no Brasil encontra-se minimamente perto da extinção! Existem MILHÕES de criadores caseiros reproduzindo esses animais, todos os dias centenas são sacrificados ou morrem por negligência, ao passo que milhares nascem. O Brasil nunca teve um boom tão grande de criações de roedores como nos últimos 5 anos. Então relaxe.

E os motivos só vão se empilhando! Foi mal o desabafo, mas ao lidar com fóruns de animais, leio isso todos os dias, e, sério mesmo, é muito cansativo. Espero que pelo menos o pessoal deste grupo seja consciente e não faça reproduções caseiras de seus animais.



Texto : TãoPaula - Forum Mundo do Hamster.

Nenhum comentário:

Postar um comentário